quinta-feira, 31 de julho de 2014

Fisiologia do sistema reprodutor: coelho versus homem

Os coelhos são animais prolíferos e precoces, levando a um rápido ciclo reprodutivo, estão aptos a fecundar e gestar por volta dos 5 meses de vida.
Esses animais apresentam dimorfismo sexual; isso é, o órgão genital masculino apresenta uma proeminência externa diminuta, o pênis, e a fêmea um invaginação dos lábios vulvares (Fig. 1).

                                   Figura 1. Órgãos reprodutores de coelhos fêmea e macho.

Em humanos, o homem apresenta o pênis sobre um saco escrotal externo, enquanto as mulheres, além da cavidade vaginal, a vulva apresenta pequenos e grandes lábios, o clitóris e a abertura do canal da uretra separado da vagina (Fig. 2)
O ato sexual dos coelhos é simples e rápido, no qual o macho se prende ao dorso da fêmea, abocanhando sua nuca, e após movimentos contínuos atinge o ápice dando um salto para frente e logo depois cai para um dos lados, emitindo sons característicos. É possível confirmar a prenhez da coelha com um exame simples de toque em 12 dias depois da cópula. A gestação dura de 28 a 32 dias, e o parto é rápido, nascendo vários filhotes. A fêmea amamenta no máximo duas vezes ao dia durante 30 dias, podendo produzir até oito litros de leite por dia. Aos 40 dias, a fêmea já está apta a reproduzir novamente, já que a sua ovulação é induzida cerca de 10 a 13 horas após a cópula. Essa característica difere muito das mulheres, pois estas só poderão engravidar novamente 40 dias após o nascimento, momento conhecido como quarentena.

                               Figura 2. Órgãos reprodutores masculino e feminino de humanos.

A cópula em humanos também é diferenciada, uma vez que esta não tem intuito apenas reprodutivo, mas também de obtenção de prazer. No momento da cópula, mecanismos fisiológicos são desencadeados e alguns hormônios se fazem presentes, como por exemplo, a endorfina, responsável pela sensação de prazer constante durante o ato sexual. Os coelhos produzem grande parte dos hormônios que os humanos produzem, como FSH, LH e ocitocinas, mas não produzem endorfina.
Em humanos, a reprodução é feita com a liberação dos espermatozóides no colo do útero, que migram em direção ao ovócito, e, ocorrendo a fecundação, ocasionará em uma gravidez com gestação durando entre 38 e 42 semanas.
A cópula nos coelhos tem duração média de 3 minutos, enquanto que em humanos esse tempo varia de acordo com o casal.
As coelhas produzem em média 9,6 óvocitos por ovulação; em mulheres esse número é reduzido para 1 ou 2 por ciclo menstrual, podendo aumentar de acordo com a mulher.
Em relação aos filhotes, nos animais em geral a média por gestação é de 10, enquanto em mulheres normalmente é um, podendo ser mais no caso de gêmeos.

                            Figura 3: Fases da gestação na mulher e as suas alterações morfológicas.

A gonadotrofina coriônica humana (HCG) é o primeiro hormônio-chave da gravidez, a qual é secretada pelas células do sinciciotrofoblasto e pode ser detectada no plasma e na urina da mãe nove dias após a concepção. Durante a gravidez, o útero pode aumentar até 20 vezes comparado com seu tamanho normal (Fig. 3). Após o nascimento, o corpo da mulher passa por algumas transformações, como a produção de prolactina, hormônio hipofisário essencial, que estimula o aparelho lactogênico para a produção de leite. As mamas também aumentam de tamanho durante a gestação e se tornam mais doloridas.

Escrito por Maria Paula Carvalho e Priscila Ferrari


REFERÊNCIAS CONSULTADAS
MOURA, A. S. A. M. T.; UNESP. Fisiologia da Reprodução e Manejo Reprodutivo de Coelhas. 2013. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/CoelhosAraujo/fisiologia-da-reproduo-e-manejo-reprodutivo-de-coelhas-publicado-no-iii-congresso-americano-de-cunicultura>. Acesso em: 28 Jul. 2014.
VARELLA, D.; Gravidez. Ano Desconhecido. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/mulher-2/gravidez/> Acesso em: 28 Jul. 2014.

FONTE DAS IMAGENS
Figura 1: http://tocadominicoelho.blogspot.com.br/2011/11/como-identificar-o-sexo-do-coelho.html
Figura 2: http://espacociencias6ano.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html;
http://espacociencias6ano.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html;        
Figura 3: http://enfermeiroonline.no.comunidades.net/index.php?pagina=1072618067