segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Sistema esquelético humano e anfíbio: similaridades e diferenças

O esqueleto humano fornece suporte estrutural do corpo, proteção aos órgãos internos e permite a realização de variados movimentos, como correr, pular caminhar juntamente com os músculos e as articulações. Segundo Tortora e Nielsen (2013) o esqueleto humano adulto consiste em 206 ossos, dos quais a maioria é duplo, com uma unidade de cada par no lado direito e outro no esquerdo do corpo.
O sistema esquelético adulto é dividido em: axial e apendicular. O esqueleto axial é o eixo principal do corpo e compreende o crânio, hioide, ossículos da audição, coluna vertebral e tórax somando um total de 80 ossos. Já o esqueleto apendicular consiste nos membros superiores e membros inferiores somando um total de 126 ossos.


Figura 1. Ossos do sistema esquelético adulto
Fonte: Tortora, Nielsen (2013, p. 192): “[...] Princípios de Anatomia Humana”


·         Esqueleto axial
O crânio é composto por 22 ossos que se conectam a coluna vertebral. A coluna vertebral é composta por uma série de ossos chamados vértebras, que protege o sistema nervoso e a medula espinal. O adulto possui 26 vértebras distribuídas em 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 1 sacro e 1 cóccix. Entre uma vértebra e outra os discos intervertebrais formam articulações que permitem os movimentos da coluna e absorvem impactos verticais. A parte do tórax é formado pelo esterno, as costelas que no total são 12 e suas cartilagens costais.
·         Esqueleto apendicular
Os ossos dos membros superiores incluem a clavícula, conectada a escápula. O úmero é o osso mais longo do membro superior formando o braço, e o rádio e ulna formando o antebraço. Os ossos da mão incluem os carpais, metacarpais e as falanges. Formando o osso do quadril estão o ílio, o ísquio e púbis. Em seguida o fêmur, a patela, fíbula e tíbia formando o restante do membro inferior. Os ossos do pé são formados pelos tarsais, metatarsais e as falanges.



Figura 2. Ossos do corpo humano
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico.php


O filo Anura é conhecido popularmente como sapos, rãs e pererecas, e constitui o grupo dos anfíbios. Os anfíbios foram os primeiros vertebrados terrestres e, devido a sua morfologia especializada e variados modos de se locomover, o grupo obteve grande sucesso evolutivo.



Figura 3. Esqueleto de um Anuro. 
Fonte: http://www.geocities.ws/arturinfbio/infbioanf.html


Segundo Pough et al. (2008) uma característica esquelética importante nos anura é a especialização do corpo para o salto, com auxílio de músculos e dos membros traseiros que atuam como uma alavanca e faz o arremesso do animal no ar. Diferentemente dos humanos, os Anura possuem coluna vertebral curta, com apenas cinco a nove vértebras que são reforçadas pelas zigapófises, que articulam e restringem a flexão lateral. As vértebras mais caudais se fundem para formar o uróstilo. A pélvis se conecta a coluna vertebral, sendo que o íleo é um osso mais alongado. As patas traseiras também são alongadas e a tíbia e a fíbula estão fundidas. Ainda segundo Pough et al. (2008) os membros dianteiros e a cintura peitoral absorvem o impacto da aterrissagem, e os membros traseiros geram a potência que impulsiona o Anuro no ar.

 Escrito por Samuel Henrique de Souza Silva

Referências Bibliográficas

TORTORA, Gerard J.; NIELSEN, Mark T. Princípios de Anatomia Humana12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

POUGH, F. Harvey; JANIS, Christine M.; HEISER, John B. A vida dos vertebrados4. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.