quarta-feira, 15 de junho de 2016

Estômago Humano X Estômago da cachorra (Peixe: Hydrolycus armatus) (Jardine & Dchomburgk, 1841), (Teleostei: Cynodontidae)

Em humanos, o estômago é o responsável por armazenar, misturar e realizar a digestão, principalmente de proteínas. É um orgão muscular oco, que conecta o esôfago ao duodeno ( primeira parte do intestino delgado). Normalmente apresenta um formato de J, situado no epigástrio, na região umbilical e no hipocôndrio esquerdo.
Posssui quatro regiões principais: a cárdia, o fundo, o corpo e a parte pilórica. A cárdia envolve abertura do estômago, a região superior e à esquerda da cárdia é o fundo. Inferior ao fundo situa-se uma grande parte central do estômago denominada de corpo. A região do estômago que conecta ao duodeno é a parte pilórica, e entre essa comunicação, encontra-se o esfincter do piloro.A margem medial côncava do estômago é chamada de curvatura menor, e a margem lateral convexa é chamada de curvatura maior  (Figura 1).

Quando o estômago está vazio, a mucosa formas pregas gástricas.
Figura 01- Estômago Humano.

Comparando...
O estômago da cachorra (Hydrolycus armatus), um peixe teleósteo de água doce, localiza-se na parte mediana da região ventral da cavidade celomática, caudal ao esôfago, ventral ao fígado, ventral à bexiga natatória e ao intestino (COSTA et al. 2015).
Apresenta formato sacular, com três regiões: cárdica, cecal e pilórica. A região cárdica inicia-se na porção final do esofâgo, contendo o esfíncter cárdico.Já a região cecal, também conhecida como fúndica, é considera a  maior porção do estômago, com pregas longitudinais e transversais rasas e sulcos pouco evidentes. E a região pilórica constitui a menor porção do estômago e forma um tubo, recoberto pelos cecos pilóricos (COSTA et al., 2015).

 Figura 02- Vista interna mostrando as três porções gástricas, a região cárdica (RC), a região cecal (RCC) e a região pilórica (RP). Barra: 1cm. Retirada de COSTA et al., 2015.


Figura 03-  Vista externa do estômago (Est) em formato sacular ligado ao esôfago (E), composto pelas regiões cárdica (RC), pilórica (RP) e cecal (RCC). A região pilórica inicia-se na entrada do piloro ou esfíncter pilórico (seta) e ligada aos cecos pilóricos (CP). Barra: 1cm. Retirada de COSTA et al., 2015. 

Escrito por Mariana Bernardes Ribeiro

Referências:
COSTA, G.M. et al. Descrição anatômica do estômago de cachorra, Hydrolycus armatus (Jardine & Dchomburgk, 1841), (Teleostei: Cynodontidae). Revista de Ciências Agroambientais, Alta Floresta, Mt, v. 13, n. 2, p.41-44, 2015. Disponível em: <http://periodicos.unemat.br/index.php/rcaa/article/view/1181/1255>. Acesso em: 13 jun. 2016.
TORTORA, G. J. Princípios de Anatomia Humana. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário