terça-feira, 4 de agosto de 2015

Úlcera gástrica: realidade em humanos e equinos

O sistema digestório possui a importante função de abastecer o organismo, retirando nutrientes através da alimentação, com intenção de obter a energia necessária para o desenvolvimento e a manutenção do corpo. Através da digestão, o alimento é degradado em moléculas menores, que são absorvidas facilmente pelo trato gastrointestinal, adentrando no sistema sanguíneo e nutrindo todos os órgãos e tecidos.
Os órgãos do sistema digestório são compostos pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso, constituindo o trato gastrointestinal, que são responsáveis por toda preparação do alimento até a eliminação dos resíduos que não foram aproveitados. Os dentes, língua, glândulas salivares, fígado, vesícula biliar e pâncreas constituem as estruturas acessórias. Os dentes possuem a finalidade de auxiliar na degradação do alimento através da mastigação. As demais estruturas acessórias, exceto a língua, são responsáveis pela produção e armazenamento das secreções essenciais para digestão química, as quais são liberadas no trato gastrointestinal pelos ductos.
O estômago humano (Fig.1A) é dividido em três regiões anatômicas denominadas cárdia, fundo, corpo e piloro. Na primeira porção do estômago encontra-se a cárdia, onde localiza-se o óstio cárdico (abertura); o fundo situa-se na porção esquerda e acima da cárdia; o corpo é a região entre o fundo e o piloro, e este é a porção final do estômago onde localiza-se o esfíncter pilórico, responsável pelo controle do conteúdo gástrico para o duodeno (primeira porção do intestino delgado).
O estômago equino (Fig. 1B) possui algumas diferenças comparados aos demais monogástricos, pois grande porção desse órgão é classificada como não glandular, coberta por epitélio escamoso estratificado, semelhante a mucosa esofágica. A porção glandular é responsável pela produção dos sucos gástricos digestivos. A linha de transição entre as duas áreas é chamada de Margo Plicatus.


Figura 1: Estômago humano (A) e equino (B) em vista anterior

A úlcera gástrica é uma doença existente tanto em humanos quanto em equinos. É uma ferida no estômago decorrente à deficiência dos fatores defensivos da mucosa, que não protegem o epitélio contra os ácidos liberados para dar continuidade ao processo de digestão. Este problema também está associado ao stress e ao longo período que o indivíduo, ou animal permanece em jejum sendo precursor da gastrite crônica.
A úlcera gástrica em humanos é mais recorrente na porção alta da curvatura do estômago. A ferida formada lesiona a mucosa que reveste a parede, atingindo os vasos sanguíneos, acarretando perca de sangue através dessa ferida. 

Figura 2: Úlcera gástrica em humanos

As lesões componentes da síndrome da úlcera gástrica (Fig. 3) em equinos se desenvolvem, principalmente, na mucosa aglandular do estômago, sendo focal ou multifocal. Observa-se que em equinos pode existir casos com gastrite difusa, refluxo gastresofágico e desordens obstrutivas.

Figura 3: Gastroscopia mostrando úlcera gástrica grave em equinos.


                                                                              Escrito por Lara Parreira de Souza
Referências consultadas
BUONORA, G. S., AFONSO, J. A. B., ALMEIDA, H. B., ALVES, G. E. S. Estudo da ocorrência de lesões gástricas em cavalos de vaquejada. Cirurgia de grandes animais, v. 41(supl), 2004.
LAMAS, M. Evolução do cavalo – perspectiva gástrica. Disponível em http://www.clinicadoalmargem.pt/uploads/6/5/4/1/6541571/evoluo_do_cavalo_-_prespectiva_gastrica.pdf. Acesso em 20 Jul. 2015.
MARTINS, L. C., CORVELO, T. C. O., OTI, H. T., BARILE, K. A. S. Soroprevalência de anticorpos contra o antígeno CagA do Helicobacter pylori em    pacientes com úlcera gástrica na região Norte do Brasil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. 35: 307-310, jul-ago, 2002.
TORTORA, G. J. Corpo Humano: fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVA, L. C. L. C., BELLI, C. B., BACCARIN, R. Y. A., FERNANDES, W. R. Úlcera gástrica em equinos. Continuous Education Journal CRMV-SP.
São Paulo, v. 4, fascículo 3, p. 39-47, 2001.
DESCONHECIDO. Gastrite e Úlcera gástrica – Tratamento, causas, sintomas e exames. Disponível em < http://www.especialista24.com/gastrite-e-ulcera-gastrica/> Acesso em 23 de Jul. 2015.

Fonte de imagens
Figura 1A:
http://www.estudopratico.com.br/sistema-digestorio-humano-orgaos-e-suas-funcoes/
 Figura 1B:
http://practicasdeanatomiatopografica.blogspot.com.br/2009/04/practica-7endoscopia-en-equinos.html                                        
Figura 2:
https://jmarcosrs.files.wordpress.com/2012/03/du_gu_1.jpg
Figura 3:
http://www.equinegastriculcers.co.uk/what_are.html








Nenhum comentário:

Postar um comentário